Blog

Observando os Rios

Observando os Rios: Ypê reforça o compromisso com os rios brasileiros no Dia Mundial da Água!

21 de março de 2018 2080 visualizaram


Neste Dia Mundial da Água, 22 de março, a Ypê reforça o compromisso em preservar esse recurso natural indispensável para a vida com a participação no Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília entre 18 a 23 de março.

Pela primeira vez no Hemisfério Sul, o Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre o tema e reúne os principais gestores e organizações envolvidos com a preservação da água do mundo. Com o tema central da edição, Compartilhando Água, há a busca pelo uso consciente da água, preservando-a em todo planeta.

A Ypê viabilizou a participação de 54 voluntários, e o evento contará com um painel temático sobre o projeto Observando os Rios e o lançamento do relatório “Observando os Rios 2018 – o Retrato da Qualidade da Água das Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica”, levantamento que avaliou, de março de 2017 a fevereiro de 2018, a qualidade da água de 230 rios e mananciais de 102 municípios dos 17 estados do bioma e Distrito Federal, uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Hoje a iniciativa conta com 252 grupos de monitoramento e 3.500 voluntários engajados com essa causa.


Resultados obtidos:
No estudo comparativo entre 2016 e 2017, os monitoramentos mensais do projeto Observando os Rios revelaram que tivemos um aumento no número de pontos com qualidade de água “regular” (de 94 para 97 pontos) e de qualidade “boa” (de 3 para 4). Apesar da boa notícia, também tivemos também o aumento nos pontos “péssimos” (de 1 para 3) e nenhum ponto apresentou qualidade “ótima” na água.

Entre as principais causas de risco para as águas estão a poluição, o esgoto doméstico e o desmatamento, em especial nas grandes cidades.

Você também pode participar:

Para participar de um grupo de monitoramento do Observando os Rios como voluntário e ajudar os rios da sua região, clique aqui e veja como se cadastrar no Observando os Rio.

Preservar é um compromisso com a vida!

crédito: Yuri Menezes


Compartilhe

Notícias relacionadas